Confira 5 dicas para melhorar sua qualidade de vida profissional

Você sente que, quanto mais trabalha, mais coisas tem para fazer? A verdade é que nem sempre essas coisas existem! O que pode estar acontecendo é uma sensação de estar sobrecarregado no trabalho, ocasionada principalmente pela ansiedade ou falta de organização. Mas calma, separamos 5 dicas infalíveis que vão te ajudar a melhorar sua qualidade de vida profissional. Afinal, gente estressada não consegue produzir, não é mesmo?

Faça atividades físicas 

Praticar atividades físicas libera um hormônio chamado endorfina que dá sensação de prazer e bem-estar, além de diminuir o estresse, condicionar o corpo e, de quebra, ajuda a eliminar aqueles quilinhos extras. Comece devagar, experimente caminhar pelo menos 20 minutos todos os dias, ou se preferir algo mais intenso, faça musculação, sempre com acompanhamento profissional. Seu corpo e humor vão agradecer!

Meditar ajuda na melhora da qualidade de vida profissional

Pode parecer um pouco difícil para quem nunca praticou, ou até impossível para aqueles sem paciência, mas a meditação é uma potente aliada quando se trata de autocontrole mental. Você pode começar pelo básico: a respiração. Reserve 15 minutos do seu dia, de preferência antes do trabalho, para ficar em um local silencioso, sente-se em posição ereta e respire fundo, contando de 1 a 4 na inspiração e expiração.

Tente manter sua mente sem pensar em nada. Por mais difícil que pareça, esvaziar o turbilhão de pensamentos “reseta” a mente e permite maior capacidade de concentração, que influenciará positivamente no seu dia e sua qualidadade de vida profissional.

Defina prioridades e organize-se 

Na maioria das vezes, a sensação de estar sobrecarregado e de não ter tempo pode ser falta de organização das tarefas. Tente dividir as demandas por prioridade. Por mau hábito e ansiedade com novos trabalhos que chegam diariamente, acabamos priorizando aquilo que não é tão urgente e deixando de lado algo que deve ser entregue de forma mais trabalhada.

Para garantir uma melhora significativa na sua qualidade de vida profissional, tenha uma agenda de papel ou virtual e organize seu dia assim que chegar ao local de trabalho, como um checklist. A cada atividade realizada, descreva o status como completa, em andamento ou pendente.

Alimente-se bem para sua qualidade de vida melhorar

Você sabia que a alimentação tem um papel fundamental no nosso desempenho? Uma má alimentação causa indisposição, problemas na concentração e sensação de cansaço e desânimo. A falta de tempo muitas vezes faz com que escolhamos alimentos práticos (e cheios de açúcar e gordura) que desregulam nosso organismo.

Se você não conseguir organizar suas refeições com porções de frutas, verduras e carnes magras, opte por esses alimentos no self-service, sempre terá a sessão dos mais saudáveis. Pare de ignorar as saladas!

Tenha disciplina com horários

Um dos principais motivos da sensação de sobrecarga é a indefinição de horário de trabalho, principalmente para os donos das empresas e pessoas com cargos de gestão. Se você acha comum entrar mais cedo para sair mais tarde, sempre levar trabalho para casa ou trabalhar no final de semana (sem tanta urgência assim) é preciso dá uma pausa e se disciplinar. Lembre-se que você tem uma vida fora da firma, uma família e precisa de lazer para recarregar a energia.

Depois de ter aprendido que, muitas vezes, ficar sobrecarregado depende da forma que você se organiza e que precisamos trabalhar para viver e não viver para trabalhar, coloque em prática nossas dicas para melhorar sua qualidade de vida e ser mais produtivo!

Deixe seu Comentário