Como melhorar a produtividade dos funcionários?

Não existe uma fórmula mágica ou método específico. Cada empresa sabe da sua realidade e por isso é preciso estudar as condições, ver como é possível melhorar a produtividade dos funcionários e o ambiente de trabalho.

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia traz os seguintes dados: 37% do volume de vendas da empresa aumenta com a satisfação do empregado, tornando-o ainda 3 vezes mais criativo, e até 31% mais produtivo.

Outro estudo, dessa vez da Universidade de Warwick, no Reino Unido, revelou que os colaboradores quando trabalham felizes são 12% mais produtivos.

Pensando nisso, empresas estão apostando cada vez mais em estratégias de gestão de equipe que buscam garantir um bom grau de satisfação do colaborador para que, assim, todos saiam ganhando.

Produtividade e recompensas

Uma das estratégias utilizadas para tornar funcionários mais motivados são as recompensas, ou seja, o reconhecimento do trabalho. São prêmios dados aos funcionários por meritocracia e por bons resultados alcançados. Mas é preciso estruturar esse projeto de forma que não se torne uma competição interna agressiva, e sim algo que vá motiva-los assertivamente.

Comportamento diferente

Se você está percebendo algum funcionário isolado, distraído ou até mesmo agressivo estes podem ser sinais de frustração no trabalho. O caso pode até evoluir para uma depressão caso a pessoa demonstre claramente estar desligada, sem interesse ou com dificuldade em se relacionar com os colegas.

Nesses casos avalie o histórico do funcionário, veja seu empenho na empresa e busque conversar, dar assistência e mostrar que a firma se preocupa com o bem-estar de todos. Um funcionário frustrado não é saudável para ele mesmo nem para a empresa.

Como a Sodexo aumentou a sua produtividade

No final do ano passado, a companhia francesa de serviços de alimentação, transporte e incentivos, que tem 40 000 funcionários no Brasil, elaborou uma iniciativa durante o período de verão. Os funcionários que não precisam trabalhar com roupas de segurança podem trabalhar de bermuda nas sextas-feiras de dezembro a abril.

Segundo uma análise interna da empresa, chegou a 79% o nível de satisfação dos colaboradores. O ‘’Bermuda Day’’, como é chamado o projeto, parece estar dando resultado (juntamente com outras ações voltadas aos funcionários).

Como Nasajon Sistemas a melhorou a sua produtividade

A empresa que desenvolve softwares de gestão acredita que com um baixo investimento você consegue ter um grande retorno dos seus funcionários. Ela criou para seus 206 colaboradores o Espaço Zen, gastando R$4500 e com uma manutenção anual de R$2500. O espaço nada mais é do que a transformação de uma sala em um local propicia para descanso, com pufes, sofás, televisor etc.

O local tem seu maior horário de uso no inicio do expediente e após o almoço, mas pode ser usado em qualquer hora. 94% dos usuários estão felizes com o ambiente, e 70% dos colaborados utilizam do benefício.

A Nasajon também disponibiliza outro incentivo durante três dias da semana. De quarta a sexta-feira a empresa cede o local para que uma manicure trabalhe dentro da empresa e cobre um valor menor aos seus funcionários. Essas ações são refletidas em sua pesquisa interna, onde a nota chegou a 93,2% de satisfação dos trabalhadores.

Agora que você já sabe como tornar sua empresa um local mais agradável para trabalhar, você só precisa de um pouco de criatividade e sensibilidade para aplicar as dicas e deixar seus funcionários mais felizes e sua empresa mais produtiva!

Deixe seu Comentário