Cansado de perder tempo? Veja dicas de como otimizar seu tempo

Negócio para administrar, filhos, casa, academia, contas para pagar… Muitas são as atividades que só quem tem uma empresa para cuidar e ainda busca ter um tempinho para cuidar da vida pessoal sabe como é. Gerir o tempo para realizar todas as funções acaba se tornando um desafio e muitos dos planos do dia ficam no meio do caminho pela falta de organização. Pensando em tornar o seu dia mais produtivo utilizando de forma efetiva as horas que ele tem, preparamos cinco dicas para otimizar o seu tempo.

Liste as tarefas e comece pelas prioridades

Organizar cada atividade do seu dia permite que você tenha mais controle sobre o seu tempo e sobre as horas que pode usar para cada uma. E o principal: te ajuda a não esquecer de nada! Só guardar na memória o que você acha que deve ser feito não é o suficiente. Você pode dividir as tarefas por sessões como: urgente, importante e sem urgência, mas importante.

Tenha motivação no seu dia

Muitas vezes não acordamos com o humor bom, ou ficamos estressados com alguma coisa e acabamos não sentindo tanta vontade de fazer o que sabemos que precisamos. Podemos resolver esse problema buscando uma motivação, pode ser uma recompensa ao final do dia, lembrar-se que chegou ao patamar que está hoje por algum motivo e não esquecer esses objetivos. Até mesmo conversar com aquela pessoa que sempre te deu força pode te motivar a continuar.

Imprevistos acontecem: prepare-se para eles

Mesmo organizando a agenda, um imprevisto ou outro pode acontecer, isso não é motivo para se desesperar. Nesses casos, reorganize-se e deixe para resolver o que estava previsto sem tanta urgência no dia seguinte, querer fazer tudo ao mesmo tempo prejudica a produtividade e causa estresse.

Estipule (e respeite) seu tempo de trabalho

Para que você possa resolver coisas da sua vida além do trabalho é preciso estipular seu horário na empresa. Se você trabalha seis ou oito horas, por exemplo, busque adequar suas tarefas de trabalho a esse período de tempo. Quando se mantém um padrão de horário é provável que você consiga usá-lo de forma produtiva ao invés de querer fazer tudo de uma vez e acabar sem nada concluído, ou mesmo ter a famosa preguiça do “mais tarde eu faço” e deixar tudo pela metade.

Quer otimizar seu tempo? Não procrastine!

E falando em deixar as coisas para depois, cuidado com a procrastinação! Essa distração pode te atrapalhar e muito, além de diminuir sua produtividade. O resultado é que aquela tarefa que já poderia ter sido feita ainda não foi pela falta de foco. Atualmente, um dos grandes motivos da procrastinação é o uso excessivo de redes sociais, o famoso “vou dar só uma olhadinha” e quando você se dá conta, já passou uma hora rolando o feed do Instagram.  Quando notar que está se distraindo demais, respire e retorne ao que estava fazendo, aos poucos isso será um hábito.

O mais importante de tudo isso é a atitude de querer se tornar uma pessoa mais produtiva evitando distrações desnecessárias, com a prática das nossas dicas você perceberá que por mais agitada que seja a sua vida, você conseguirá otimizar seu tempo e ter uma rotina mais tranquila.

Deixe seu Comentário